Dedetização: saiba como fazer o serviço e preparar a casa
Inativo
Imoteca
18/07/2021
Se você não quer encontrar baratas em casa, não esqueça de fazer a dedetização, pelo menos uma vez por ano. Esses e outros insetos, como formigas e traças, costumam se esconder em móveis, principalmente da cozinha, por causa da umidade e restos de alimentos. Depois de instalados, se reproduzem facilmente e fica difícil controlá-los.
Mas atenção: tenha cuidado com venenos. O ideal é contratar um serviço especializado. Especialistas apontam que existem dois tipos de produtos usados no mercado: os de suspensão concentrada (SC) e os de concentrado emulsionado (CE).
Os SC são os mais seguros e modernos para dedetização. Misturados com água, deixam baixo odor nos ambientes. Já os produtos CE, usam solvente na composição, têm cheiro forte e toxicidade maior. Embora mais baratos, devem ser usados com muita cautela.
Antes da dedetização, a recomendação é limpar o ambiente e afastar os móveis dos cantos das paredes. A recomendação é ficar fora do ambiente por duas horas, caso a pessoa tenha algum tipo de alergia. Se não tiver, um uma hora é suficiente. Já os animais domésticos precisam sair por duas horas.
Para uso de produtos CE, o indicado é ficar 48 horas fora do local, sejam pessoas ou animais. O cuidado na aplicação também precisa ser redobrado, porque eles podem manchar móveis.
O ideal é dedetizar a cada seis meses. O preço médio para um apartamento de 80 metros quadrados fica entre R$ 250 e R$ 300, com o uso dos melhores inseticidas. A dedetização é feita em todos os cômodos, com uma altura de até 20 centímetros do chão para as paredes, além de todos os ralos. O serviço é feito, em média, em 1 hora.